Neste pequeno artigo, Aurora e seus pais falam um pouco sobre o lugar em que viviam entes de se mudar para Os, as inspirações da Aurora e mais. Confira:


A artista e cantora Aurora (20), que hipnotizou seu público norueguês e também internacional, passou seus primeiros anos de vida em Høle.

Aurora Aksnes, de nome artístico Aurora, nasceu no Hospital Universitário de Stavanger em 1996. Depois de seu nascimento ela foi para casa se juntar ao resto de sua família em Høle.

Quem imaginaria naquele tempo que aquele bebezinho alguns anos depois estaria em palcos cada vez maiores recebendo aplausos da plateia e da mídia pela sua música e performance como um raro talento musical?

Poucas pessoas sabem que sua família viveu em Høle por 15 anos e que Aurora viveu ali pelos primeiros três anos de sua vida. Foi lá que a Aurora fez sua primeira pequena cantiga.

Cheia de imaginação


Aurora amaria o mar, velejar, passar o tempo em ilhotas e rochas onde ela iria coletar pequenos tesouros do litoral. Ela tinha a floresta bem atrás de sua casa, e ela basicamente vivia nela. Aurora amava se vestir com roupas de um baú velho e chapéus do sótão. Ela tinha uma imaginação muito vívida, gostava de fazer teatrinhos, fazer um palco caseiro com cortinas vermelhas de veludo e fantoches caseiros.

Aurora consegue lembrar algumas coisas em seu tempo no município de Sandnes.

O que você lembra de Høle?

Eu consigo lembrar as paredes azuis na cozinha, um aniversário com bolo de creme com morangos. Um balanço e um jardim com doces nos ramos das árvores! Tirando isso eu não consigo lembrar muito, Aurora diz ao Sandnesposten.

Magia de Høle


Você acha que seu tempo lá te influenciou de certo modo na sua música? Os arredores ou alguma coisa?

Eu vivi lá por apenas três anos, mas eu acho que você absorve muito dos seus arredores quando criança. Eu acredito que eu trouxe um pouco dessa mágica junto a minha jornada pelo mundo.

Já visitou Høle depois que se mudou?

Sim! Nós estivemos lá algumas vezes. Demos uma olhada na nossa velha casa. Visitamos velhos amigos e vizinhos. Tem sido muito legal toda vez.

O que mais te inspira para sua música?

Natureza. Pessoas, o bom e o mau em nós. Como nós reagimos e lidamos com coisas. Isso eu acho muito inspirador. Além disso eu amo tranquilidade. Silêncio me inspira mais do que qualquer coisa.

Apaixonados por Høle


Os pais de Aurora, May Britt e Jan Øystein Aksnes, se mudaram para Høle com suas crianças depois de seus estudos em Stavanger. Eles se apaixonaram por Høle e ainda tem amigos íntimos lá.

Depois de nossos estudos em Stavanger nós queríamos viver no interior, algum lugar seguro para nossas crianças crescerem. Então nós achamos a delicada Høle, e instantaneamente nos apaixonamos com o fiorde, a floresta e as montanhas em volta, o pequeno caminho para a creche e a escola que não tinha nenhum trânsito, mãe e pai Aksnes dizem.

Eles ficaram em Høle até que Aurora tivesse três anos. Então se moveram ainda mais para o norte, para Os.

A Aurora costumava cantar bastante, desde que tinha dois ou três anos. Suas favoritas eram músicas longas com vários versos, os pais contam ao Sandnesposten.

Bons vizinhos


A vila de Høle nos lembrou de Hardanger de onde viemos. A memória mais forte é a de nossos vizinhos que nos receberam calorosamente. Os vizinhos em Høle ainda são os melhores vizinhos. Além disso nós lembramos de Høle por todas as pessoas boas que conhecemos, especialmente em conexão com nosso tempo no coral e a banda.

Voltar para Høle costumava ser uma experiência bem melancólica; nós deixamos tantas coisas boas. Ficou melhor depois de alguns anos.

Vocês acham que o tempo em Høle influenciou a música que a Aurora faz?

É difícil dizer, mas não há dúvidas que os primeiros anos são os mais importantes na vida de uma pessoa, eles dizem.

Agora sua filha é um dos principais nomes em festivais na Noruega, esgotando shows, recebendo o Grammy de melhor novo artista em 2015. Ela também se apresentou no Talk Show do Jimmy Fallon nos EUA.

No começo deste ano ela foi listada como uma dos 10 artistas para ouvir pela revista musical Rolling Stone. Ela também teve uma tour esgotada nos EUA. Em um futuro próximo a Aurora vai fazer alguns shows na Europa. Não é improvável que os arredores de Høle tenham influenciado sua música quando ela diz que a natureza e o silêncio são muito importantes por ela.

Artigo original em norueguês aqui, traduzido em inglês aqui.

Traduzido por: Marina Vinhas – Equipe PABR