Momentos antes de fazer sua apresentação na catedral Nidarosdomen, AURORA concedeu uma entrevista ao site Norueguês Adressa.no, confira a entrevista traduzida abaixo:


“É bom ser humana”, diz Aurora Aksnes (21).

     Desde seu surgimento na cena musical em 2015, a cantora e compositora de Os, próximo a Bergen, se tornou uma de nossas artistas mais significativas.

     Seu álbum de estreia do ano passado, “All My Demons Greeting Me As A Friend”, foi direto para o topo da lista de álbuns da VG, permanecendo por quase um ano. Só ano passado, Aurora cantou em mais de 200 shows ao redor do mundo, além de se apresentar em todos os mais importantes talk-shows dos Estados Unidos.

     Ela também recebeu três Grammys noruegueses.

“O sucesso repentino realmente foi uma surpresa. Eu frequentemente penso que essa é uma profissão muito estranha. Não é algo que pode planejar fazer, mas aí de repente acontece.” – diz Aurora.

     Foi em 2014 que ela percebeu que as pessoas gostavam das músicas que ela fazia. Então ela soube que deveria ir com tudo.

Meu trabalho é minha paixão

“Eu por vezes trabalho bem pesado. É o que você deve fazer para alcançar alguma coisa. Mas é fácil quando é algo próximo ao seu coração, então você pode se esforçar mais do que o seu cérebro pensa que é possível. Tem sido uma jornada rápida, mas muito lenta ao mesmo tempo” – Disse Aurora

     Ser bem sucedida como artista e compositora não a mudou como pessoa. Mas ajudou muito em seu jeito de pensar e em como ela percebe a si mesma e ao mundo, ela explica:

“Por dentro eu sou a mesma, talvez um pouco mais sábia, mas até mais impulsiva. Agora minha vida é sobre mais do que eu mesma, preciso me compartilhar com mais pessoas. É importante que pessoas que se inspiram em mim vejam que é bom ser humano. Porque eu sou humana, bem emotiva e as vezes bem estúpida”

Sem música inapropriada

     Essa semana Aurora está em Trondheim para tocar um concerto especial na Catedral Nidaros, na quinta-feira. Ela trará também Oslo Fagottkor, cordas e sua própria banda para o concerto em que tocará suas próprias músicas, covers e suas próprias interpretações dos salmos.

     Quando se tornou público que ela tocaria na Catedral isso causou debate na congregação. Cantor Magne Draagen e o conselho regional da igreja rejeitaram a apresentação à princípio, dizendo que os organizadores ameaçaram informar a imprensa se não fossem permitidos realizar o concerto.

     “Nenhuma ameaça, apenas informação”, replicou Petter Myhr do festival Olavsfestdagene.

“Eu acho que todo mundo sabia que minha música não é muito inapropriada, mas bastante gentil. Eu acho que vai combinar com a Catedral. Ao mesmo tempo que respeito a tradição e o debate em como a Igreja deveria se desenvolver e se adaptar e a qual velocidade. Quando as coisas estão sendo discutidas, estão também sendo levadas a sério. Isso deixa mais divertido se apresentar.” – diz Aurora.

Novo álbum na próxima primavera [na Noruega, próximo Outono no Brasil]

     Aurora está trabalhando em novo material para ser gravado em Janeiro, e ser lançado no Outono. Ela não revela muito além de dizer que o novo álbum permite mais espaço para respirar que o anterior.

     O show na Catedral Nidaros acontece três dias depois das celebrações de 500 anos de reforma, com uma igreja completamente decorada. NRK estará filmando o show completo para transmissão durante o Natal.

“Não importa para quem eu cante, o show é a coisa mais importante. Tem pessoas de verdade na plateia e quem sou eu sem elas? E é legal que minha avó poderá assistir ao show durante o Natal.” – diz Aurora Aksnes.

Matéria original AQUI.

Tradução:

Norueguês > Inglês: onelittlewarrior – Warriors & Weirdos Forum

Inglês > Português: Jéssica Cardoso – Equipe PABR